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Registrando uma solicitação

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) da Câmara Municipal de Surubim não necessita criar um login. Após informar seus dados e sua solicitação o sistema gera um protocolo que será utilizado para consultas. Caso a manifestação seja uma denúncia, reclamação ou elogio utilize a ouvidoria municipal.

Para registrar uma solicitação é necessario acessar a opção "Solicitações/Fazer Pedido" no menu principal ou a opção ilustrada na figura abaixo:

Figura 1: Ilustração da página inicial com a opção de Registros de Solicitações

Ao selecionar a opção o usuário será redirecionado para página de registro de solicitações e irá preencher os campos com suas informações pessoais em "Coletando seus dados", como ilustrado na imagem abaixo:

Figura 2: Ilustração da página de Registros de Solicitações

Após preencher os campos com suas informações pessoas registre sua solicitação no campo "Coletando sua solicitação", como ilustrato na imagem abaixo:

Figura 2: Área de registro da solicitações

Após preencher todos os campos necessários observe as próximas etapas a serem seguidas e marque a opção "Não sou um robô" e clique em "Enviar", como ilustrado na imagem abaixo:

Após ser finalizado o registro da solicitação o sistema irá mostrar na tela uma mensagem informando o procedimento para consultar a solicitação. Na mensagem o sistema mostra o protocolo que será utilizado para acessar a solicitação futuramente. Além disso, o sistema irá enviar todas essas informações e o protocolo para o endereço de e-mail que foi informado no pedido, como ilustrato na imagem abaixo:

Figura 3: Área de protocolo da solicitações

Consultando uma solicitação

Acesse a página inicial e na área de "Acesse o sistema" (localizado à direita da tela) informe o protocolo que o sistema gerou na sua solicitação e enviou para a sua caixa de e-mail, marque a opção "Não sou um robô" e clice em "Acesso", como ilustrado na imagem abaixo:

Figura 4: Área de acessar as solicitações realizadas

Após isso o sistema irá ser redirecionado para página da solicitação onde o cidadão pode conferir o andamento da mesma ou inserir uma nova mensagem.

O prazo máximo para a entidade conseguir as informações e respoder à sua demanda é de 20 dias. Caso o responsável pelo e-SIC necessite de prorrogação de mais 10 dias (garantido pela lei) o sistema irá lhe informar.

Figura 5: Área de andamento das solicitações

Pedido presencial

  1. Entre em contato com a unidade física do SIC pertencente ao orgão que irá responder o pedido realizado.
  2. Informe o número de protocolo da solicitação.
  3. O SIC irá informar o status do seu pedido.